Tipo Pokémon

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

Os tipos Pokémon são características que todo pokémon possui, variando de 1 a 2 por espécie. Baseiam-se na aparência do pokémon. Exemplo: pokémons peixes são do tipo "Água", etc.

Estas categorias determinam as vantagens e desvantagens do pokémon e qual a natureza e a intensidade de seus ataques. Também concordam com o senso comum. Pokémons de "água" têm vantagem contra pokémons de "fogo".

Índice

[editar] História

Na primeira geração, eram 15 tipos:

  • Água
  • Dragão
  • Elétrico
  • Fantasma
  • Fogo
  • Gelo
  • Inseto
  • Lutador
  • Normal
  • Pedra
  • Planta
  • Psíquico
  • Terrestre
  • Venenoso
  • Voador

Na segunda, foram incluídos mais dois:

  • Metálico
  • Noturno

[editar] Ataques (Inexistente em Diamante e Pérola)

O tipo determina também a natureza dos ataques, físicos ou especiais. Na geração IV essa divisão não é feita por tipo, e sim pelo ataque em si, por exemplo, o ataque raio de gelo como o próprio nome diz, é um ataque de gelo, mas pode ser usado por pokémons do tipo agua, a bola das trevas é um ataque tipo fantasma mas é muito usada em pokémons do tipo normal e é o principal ataque do tipo noturno, embora alguns ataques sejam apenas por determinados tipos de pokémons,o rajada de bolhas só pode ser usado por pokémons tipo agua, o labareda é um ataque que só pode ser usado por um tipo fantasma, a golpe aéreo só pode ser usado por pokémons voadores assim como o asa de aço.

O ataque investida ou cabeçada é o ataque mais comum porque pode ser usado por todos os tipos de pokemons, sendo assim o ataque mais conhecido.

[editar] Físicos

  • Fantasma
  • Inseto
  • Lutador
  • Metálico
  • Normal
  • Pedra
  • Terrestre
  • Venenoso
  • Voador

[editar] Especiais

  • Água
  • Dragão
  • Elétrico
  • Fogo
  • Gelo
  • Grama
  • Psíquico
  • Noturno

Na verdade o que acontece é que antes da geração IV, todos os ataques do tipo normal, lutador, inseto, metálico, terra, pedra, fantasma, veneno e voador eram ataques físicos, independente se o ataque faz contato ou não. E antes da geração IV, também, todos os ataques de água, dragão, eletricidade, fogo, planta, gelo, psíquico e noturno eram ataques especiais.

Na geração IV, o que ocorreu foi que agora, independente de qual tipo é o ataque, ele pode ser físico ou especial. Por exemplo, Zen Headbutt é um ataque físico e psíquico, e Aura Sphere é um ataque lutador e especial. Ocorreu que poucos ataques do tipo lutador, inseto, metálico, terra, pedra, fantasma, veneno e voador passaram a ser especiais. Poucos ataques de água, dragão, eletricidade, fogo, planta e psíquico passaram a ser físicos. Ataques de gelo e ataques normais se espalharam meio a meio entre ataques físicos e especiais. Já o caso dos ataques noturnos é diferente. Antes da geração IV, todos os ataques noturnos eram especiais. Na geração IV, só existe um ataque especial, Dark Pulse, significando que o tipo noturno realmente é um tipo físico.

Curse (sem tipo) não causa danos ao oponente, ele diminui a velocidade do usuário e aumenta a defesa e o ataque dele também. Se Curse for usado por um pokémon fantasma, o efeito é outro: O pokémon fantasma sacrifica o equivalente a metade de seu HP, e faz com que o oponente perca muito HP a cada turno que se passar.

[editar] Tipos

[editar] Áquatico/Água

Pokémons de água normalmente vivem em ambiente aquático. Nos jogos é quase uma obrigação ter aquáticos por causa dos HMs, normalmente 3 ou 2 de água, mesmo assim eles são muito fortes se bem treinados. Uma ótima adição para qualquer time. É o tipo com mais espécies 82 ao todo, e a 2º colocado é o tipo [Normal] com 80 espécies!!!

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo água são Misty, líder do ginásio de Cerulean, Juan e da cidade de Sootopolis, Wallace mestre de Juan, da Elite dos Quatro de Hoenn e Crasher Wake da cidade de Pastoria.Lola,mãe de Pokémon é tambem especialista neles,embora não seja líder de ginásio.

Os pokémons aquáticos são:

Ataques de água são ótimos contra pokémon de fogo, terra e rocha, mas não surtem muito efeito em pokémon dragão, de planta ou de água.

Pokémon aquáticos resistem a ataques de fogo, de gelo, de metal e de água, mas levam muito dano de movimentos elétricos ou de planta.

  • Localização: Lagos, Rios e principalmente os Oceanos.

[editar] Dragão

Pokémon dragões são raros, porém excelentes escolhas. Para a maioria é o tipo mais forte, sendo como um tipo Normal, pois, aprende qualquer ataque, é considerado o mais forte para alguns, mas para outros os psíquicos. Têm resistência a quase todo tipo de ataque. Aprendem normalmente vários tipos diferentes de ataques, o que faz deles pokémon versáteis. E o melhor, só tem fraquezas para dois tipos ataques: gelo e dragão. Quem monta uma equipe apenas de dragão pode balancear bem seu time, conseguindo colocar quase todo os tipos de ataques nos seis pokémon. Seus ataques não são muito efetivos em pokémon metálicos.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Dragão são Lance e Drake da Elite dos Quatro e Clair, da cidade de Blackthorn.

Os dragões são:

Pokémons do tipo dragão tem vantagem e desvantagem contra seu próprio tipo e desvantagem contra tipo Gelo.

[editar] Elétrico

Elétricos são uma ótima escolha já que seus ataques quase sempre paralisam o oponente, deixando-o mais lerdo e o impedindo de atacar às vezes. Aprendem ataques poderosos cedo, sendo na maioria rápidos. Apesar de ficarem muito presos a ataques elétricos, aprendendo poucos ataques de outros tipos, são uma adição perfeita para qualquer equipe. Uma de suas maiores fraquezas são os ataques terrestres, que machucam mais do que o normal e não são afetados por ataques elétricos.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Elétrico são Tenente Surge da cidade de Vermillion, Wattson da cidade de Mauville e Volkner da cidade de Sunyshore.

Os pokémon elétricos são:

Os pokemon do tipo elétrico são fracos contra os tipo rocha e terra, pois ataques elétricos não atingem esses pokemons. São fortes contra tipos água e voador.

[editar] Fantasma

Fantasmas são úteis porque ataques normais não os afetam. Conseguem fazer um pokémon dormir e roubar seu sonho. Podem paralisar o pokémon. Podem envenenar. Normalmente aprendem alguns ataques psíquicos.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Fantasma são Agatha e Phoebe da Elite dos 4, Morty da cidade de Ecruteak e Fantina da cidade de Hearthome.

Os fantasmas são poucos:

Os Pokémons fantasmas são bons contra os psíquicos, contra seu próprio tipo, ótimos contra Lutadores. Fantasmas são fracos contra pokémons Noturnos. Em lutas contra pokémons Normais, eles não atingem o inimigo com golpes fantasmas e não são atingidos pelo inimigo com golpes do tipo normal.

[editar] Fogo

Pokémon de fogo são muito úteis. Seus ataques de fogo são sempre fortes, podendo derrotar qualquer outro pokémon sem problema, e eles podem sempre aprender outras habilidades, o que os deixa mais versáteis. Ter um pokémon de fogo na sua equipe é uma grande adição.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Fogo são Blaine da ilha de Cinnabar, Flannery da cidade de Lavaridge e Ooba da Elite dos Quatro de Sinnoh.

Pokémon de Fogo são:

Pokémons de fogo podem derrotar qualquer pokémon de do tipo planta, inseto, metálico, elétrico ou gelo. Mas são fracos contra pokémons do tipo aquáticos, rocha ou terra.

[editar] Gelo

Gelo são Pokémon não muito explorados por aparecerem somente tarde nos jogos, quase nunca conseguindo um lugar na equipe. Mesmo assim, a força dele é gigante. Quem já usou um Pokémon com Aurora Beam que o diga. O ataque deles, além de ser forte, pode congelar o oponente. E outra vantagem é que a maioria deles é Aquático também.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Gelo são Lorelei e Glacia da Elite dos Quatro, Pryce, da cidade de Mahogany e Suzuna da cidade de Kissaki.

Os Pokémon de Gelo são:

Pokémons do tipo gelo são bons para derrotar voadores, terrestres e dragões. Mas são fracos contra pokémons do tipo fogo, lutadores ou metálicos.

[editar] Inseto

Pokémon Inseto tem uma grande vantagem: a rápida evolução. Os ataques insetos são poucos, mas são bons. Podem recuperar, deixar o inimigo mais lerdo. Normalmente, um inseto tem outras habilidades, como a Butterfree que vira mais um psíquico do que inseto. Não se engane pela aparência nem pelo medo de inseto, eles são ótimos para se ter na equipe.

Os únicos treinadores notáveis de Pokémon do tipo Inseto são Bugsy, da cidade de Azaléa e Ryou da Elite dos Quatro de Sinnoh.

Os Pokémon tipo inseto são:


O tipo inseto é ótimo contra Pokémons tipo planta, noturnos ou psíquicos. Mas são fracos contra pokémons do tipo fogo, rocha e principalmente voadores.

[editar] Lutador

Pokémons lutadores são outra boa adição numa equipe. Ataques poderosos é o sobrenome deles. Outra vantagem é que existem ataques, como o Soco de Trovão, que apenas lutadores aprendem e não são do tipo lutadores. E o melhor, só existem dois tipos capazes de dar bons danos neles: Voador e Psíquico.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Lutador são Bruno da Elite dos Quatro, Chuck da cidade de Cianwood, Brawly da cidade de Dewford e Maylene da cidade de Veilstone.

Os Lutadores são:


Pokémons do tipo lutador têm vantagem contra metálicos, rocha, gelo, noturnos e normais. Mas têm desvantagens com os do tipos voadores e psíquicos. Com o tipo fantasma não têm vantagens nem desvantagem, sendo que, dependendo da força, seus ataques podem não fazer efeito.

[editar] Metálico/Metal

Um novo tipo de pokémon que só foi descoberto com a vinda da segunda geração, apesar de um Pokémon já conhecido virar um deles, o Magnemite. São resistentes a quase todos os tipos de ataque, com exceção de ataques Aquáticos, Vegetais e Elétricos. São fracos contra ataques de fogo, lutador e terrestre. Muito útil ter um na equipe pela sua defesa espetacular. São poucos e raros os conhecidos, mas a espera para se conseguir um na equipe pode valer a sua vitória na Elite dos Quatro.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Metal são Jasmine da cidade de Olivine, Steven, Mestre Pokémon e ex-campeão da Liga Hoenn e Byron da cidade de Canalave.

Eles são:

Os pokémons metálicos sãos os que mais tem resistências, resistem a quase todos os tipos. Só perdem para pokémons de fogo, lutadores e de terra. Mas quase sempre vencem pokémons de gelo e insetos.

[editar] Normal

Pokémons normais são ótimos para se ter. Pokémons fantasmas não os acertam (a recíproca é verdadeira), fraqueza só contra ataques lutadores. Aprendem muitos tipos de ataques. Quem souber usar normal vai ter um ótimo pokémon ao seu lado. São comuns em todo o mundo.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Normal são Whitney da cidade de Goldenrod e Norman da cidade de Petalburg.

Eles são:

Pokémons Normais apesar de serem bons, seus ataques não são vantajosos contra nenhum tipo de Pokémon. Não são atingidos nem atingem os Fantasmas e só tem uma fraqueza: os Lutadores.

[editar] Noturno

Pokémon noturno, que são popularmente conhecidos como do tipo "Negro", só foram descobertos com a leva da segunda geração. São pokémon rápidos, podendo deixar o oponente com medo. Tem hábitos noturnos. É bom tê-los na equipe porque eles são fortes contra psíquicos e fantasmas. Normalmente não são muito explorados, mas podem ajudar qualquer treinador a Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo noturno são Karen e Sidney da Elite dos Quatro.

Eles são:

Eles são bons por vencerem os pokémons psíquicos e fantasmas, mas são ruins por perderem para os pokémons lutadores e insetos.

[editar] Pedra

São pokémon duros e resistentes. E diferentemente dos tipo terra pokemon do tipo pedra são muito fortes contra tipos voadores. É difícil de quebrar a defesa de um pokémon de pedra. O bom neles é que normalmente um pokémon de pedra também é de terra, o que faz com que ele aprenda poderosos ataques. Uma ótima adição para qualquer equipe.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Pedra são Brock da cidade de Pewter, Roxanne da cidade de Rustboro e Roark da cidade de Oreburgh.

Eles são:

Os pokémons de rocha são bons contra pokémons voadores, de fogo, de gelo e insetos. Mas são ruins para derrotar pokémons de água, planta, luta, metálicos e terra.

[editar] Planta/Grama/Vegetal

São fortes, aprendendo vários ataques. Normalmente aprendem ataques que deixam o oponente com alguns status negativo, como paralisia ou sono. Podem sugar a energia do oponente se recuperando. E ainda tem o poderoso Solar Beam, que é feito em um turno, e no outro ele atira uma rajada de poder que pode destruir um pokémon. Uma adição ótima para qualquer equipe.

As únicas treinadoras notáveis de Pokémon do tipo Grama são Érika da cidade de Celadon e Gardenia da cidade de Eterna.

Eles são:

Pokémons Planta/Grama/Vegetal, tem quatro fraquezas: Pokémons de Fogo, Voadores, Insetos e Venenosos. Mas mesmo assim são bons para derrotar Pokémons de água, rocha, terra e elétricos.

[editar] Psíquico

Pokémon psíquico é uma adição indispensável para qualquer equipe. Seus ataques são poderosos e ignoram a defesa, atacando a mente do oponente. Atacam, podendo confundir o oponente. Podem deixar o inimigo dormir para comer os sonhos dele e recuperar sua energia. Pokémon venenosos e lutadores caem perto de um psíquico.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Psíquico são Sabrina da cidade de Saffron, Will da Elite dos Quatro, Tate e Liza da cidade de Mossdeep e Goyou da Elite dos Quatro de Sinnoh.

Eles são:

Pokémons psíquicos são bons contra quase todos pokémons, exceto contra pokémons fantasmas, noturnos e insetos.

[editar] Terra

Pokémon terrestre são ótimos em qualquer luta. Podem se esconder na terra atacando mais tarde, podem jogar terra nos olhos do inimigo, podem aumentar sua defesa, e ataques elétricos não funcionam em pokémon de terra. Porém tanta vantagem os põe em desvantagem também: não podem atacar pokémon voador, são fracos a ataques de grama, água e gelo. Mesmo assim, quem souber usar um de tipo terra terá um ótimo pokémon na sua equipe. A técnica Earthquake(terremoto) "balança" a estratégia do seu inimigo.

Alguns treinadores notáveis do tipo terra são Giovanni da cidade de Viridian e Kikuno da Elite dos Quatro de Sinnoh.

Eles são:

Pokémons terrestres vencem de qualquer um que seja venenoso, de fogo, de rocha, de metal e elétrico. Podem até não perder para pokémons voadores, mas ataques terrestres não os afetam. Mas o pior pesadelo de um pokémon de terra é outro que seja de água, de planta ou de gelo.

[editar] Venenoso

Pokémon venenosos tem uma peculiaridade em seus ataques: quase todos eles envenenam o oponente. E existem vários ataques que machucam mais a cada turno que o pokémon estiver com ele há muito tempo, o Slug, Poison Sting e outros. No começo não machuca nada, mas mais tarde vai aumentando, até derrotar o oponente. São úteis na batalha.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Veneno são Koga e Janine da cidade de Fuchsia. A Equipe Rocket freqüentemente usa Pokémon do tipo Veneno.

Eles são:

Venenosos podem derrotar qualquer pokémon, mas parece que os ataques deles só tem vantagens mesmo contra um único tipo de pokémon: os de grama. Eles só perdem para pokémons psíquicos e de terra.

[editar] Voador

Pokémon voadores são uma excelente escolha, alguns pokémons voadores como Pidgey, são constantemente confundidos e chamados do tipo "Pássaro", um tipo inexistente. Uma grande adição para qualquer equipe. Nas costas de um voador dá para se viajar pelo mundo inteiro. Seus ataques são fortes e quase sempre rápidos. O voador pode voar bem alto, onde nenhum ataque acerta, e descer com fúria, machucando o inimigo. Pode atacar com suas asas.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Voador são Falkner da cidade de Violeta e Winona da cidade de Fortree.

Eles são:

Os pokémons voadores são bons contra os de grama, insetos e lutadores. Só perdem para pokémons de gelo, de rocha e elétricos. Mesmo assim não é bom usar pokémons voadores contra os de fogo, por que os pokémons que tem mais chances de queimar são os voadores.

[editar] Pokémons Lendários

Abaixo, veja a lista de Pokémons do tipo Lendário que existe:

[editar] Mutações de Tipo

[editar] Pokémons de Transformação

Pokémons do tipo Transformação podem mudar seu DNA e mudar de tipo ou até ficar igual ao ao outro pokémon ou objeto. Se ficar igual ao outro pokémon, tem os mesmos poderes.

[editar] Pokémons Virtual

Pokémon do tipo Virtual são muito raro. São dificeis de serem treinados. O único pokémon Virtual visto no anime é Porygon mas ele tem suas evoluções (que não foram mostradas no anime). Não existe nenhum treinador de Virtual. Porygon também é Normal. Porygon ficou famoso pelo episódio O Soldado Elétrico Porygon, que causou, com flashes azuis e vermelhos simultâneos, ataques epiléticos em quase 800 crianças no japão. Esse fato causou a proibição do episódio em outros países.

Pokémons Virtuais são resistentes a todos ataques (já que são especiais). Em uma luta, podem sair ganhando ou perdendo. Talvez sua única fraqueza seja o Arceus, o criador de todos os Pokémons.

[editar] Pokémons Gigantes

Existem pokémons que nascem com um tamanho maior que o normal. No caso de Jigglypuff Gigante, ele é o pokémon que governa a antiga Pokémomopolis. Em alguns episódios do anime, mostram pokémon com 100, 1.000, 10.000 e 1.000.000 vezes o seu tamanho normal. Por isso, esses pokémons tem 100, 1.000, 10.000 e 1.000.000 vezes mais forças que em seu tamanho original. É o caso do Gengar gigante , um Gengar é pequeno, menor que um humano adulto; mais ou menos do tamanho de uma criança de 7 ou 8 anos, e ele é maior que um Groudon, ou seja um aumento de cerca de 1.000.000x. Não que esse seja um tipo, mas é uma mutação de tipo, o tipo de verdade não muda pois seus ataques são os mesmos.Abaixo, lista dos únicos pokémon gigantes já vistos no anime:

  • Jigglypuff (morador da sociedade de Pokemopólis, tenta deter Gengar e Alakazam gigantes, consegue com seu canto, pois ele adormecem, mas com a mesma fúria que umJigglypuff normal ele pinta a cara deles como o Jigglypuff das ilhas laranjas).
  • Gengar (morador da sociedade de Pokemopólis, entrou em uma batalha com Alakazam gigante).
  • Alakazam (morador da sociedade de Pokemopólis, entrou em uma batalha com Gengar gigante).
  • Onix (vive em um vale próximo a Elite dos Quatro, numa caverna enorme com grandes galerias, nunca sai, pois tem medo dos humanos que já o maltrataram por ele ser uma "aberração" o levaram para o circo para ser atração turística).
  • Dragonite (vive próximo a um farol e é do tamanho de um Groudon, todas as noites ele aparece e aterroriza o faroleiro, ninguém nunca viu seu rosto, pois toda noite ele desaparece, Ash diz não ter medo, pois sabe que ele tem tão bom coração quanto um Dragonite normal, ele possui os olhos vermelhos de um demônio).
  • Magikarp/Gyarados (amigo de uma enfermeira Joy, quando Ash se depara com ela brincando com aquele gigantesco Magikarp, tenta atáca-lo, pois acredita ser um dos robôs da Equipe Rocket, mas ela explica e eles ficam boquiabertos, mas logo após chega a verdadeira Equipe Rocket, com o Magibot deles, mas o Magikarp gigante batalha e vence, mas ele termina a batalha como Gyarados e do mesmo tamanho que um Rayquaza.

[editar] Pokémon Falantes

Existem duas formas de fala pokémon por telepatia e por cordas vocais, os cientistas não sabem explicar a número dois, pois pokémons não tem cordas vocais sofisticadas e adaptadas o bastante para falar como nós, mas descobriu se que pokémons assim como animais e plantas estão evoluindo, como o dinossauro virou o pássaro de hoje. Forma comum telepatia e Forma rara, fala

Telepatia

Entre outros psiquícos...

Fala ou por Cordas Vocais

[editar] Tabela de tipos de Pokémon

Esta é a tabela oficial da Land Pedia, que mostra a efetividade dos ataques de certo tipo de Pokémon contra um outro determinado tipo.

Dano Normal "Super efetivo" "Pouco efetivo" "Nenhum efeito"
Imagem:Check mark 23x20 02.svg Imagem:X mark 18x18 02.gif
Tipo defendendo
Tipo atacante
Normal Fogo Água Planta Elétrico Gelo Lutador Venenoso Terra Voador Psíquico Inseto Pedra Fantasma Dragão Noturno Metal
Normal Not very effective No effect Not very effective
Fogo Not very effective Not very effective Super effective Super effective Super effective Super effective Not very effective Not very effective Super effective
Água Not very effective Super effective Not very effective Not very effective Super effective Super effective Not very effective
Planta Not very effective Super effective Not very effective Not very effective Super effective Not very effective Not very effective Super effective Not very effective Not very effective
Elétrico Not very effective Super effective Not very effective Not very effective No effect Super effective Not very effective Super effective
Gelo Not very effective Not very effective Super effective Not very effective Super effective Super effective Super effective Super effective
Lutador Super effective Super effective Not very effective Not very effective Not very effective Not very effective Super effective No effect Super effective Super effective
Venenoso Super effective Not very effective Not very effective Super effective Not very effective Not very effective No effect
Terra Super effective Not very effective Super effective Super effective No effect Not very effective Super effective Super effective
Voador Super effective Not very effective Super effective Super effective Super effective Not very effective Not very effective
Psíquico Super effective Super effective Not very effective No effect Not very effective
Inseto Not very effective Super effective Not very effective Not very effective Not very effective Super effective Not very effective Super effective Not very effective
Pedra Super effective Super effective Not very effective Not very effective Super effective Super effective Not very effective
Fantasma No effect Super effective Super effective Not very effective Not very effective
Dragão Super effective Super effective Not very effective
Noturno Not very effective Super effective Super effective Not very effective Not very effective
Metal Not very effective Not very effective Not very effective Not very effective Super effective Not very effective

Danos a pokémons com dois tipos é calculado considerando como cada tipo reage ao ataque e multiplicando os valores de cada.

  • Se os dois tipos do pokémon atacado sofrem danos normais, o dano é normal. Exemplo: ataque venenoso contra Mantine, que é água e voador.
  • Se o ataque for super efetivo contra os dois tipos, o dano será quatro vezes maior. Exemplo: atacar Scizor, Inseto e metal, com fogo.
  • Se um tipo sofre dano normal, e o outro é super efetive ou pouco efetivo, o tipo que sofre dano normal é ignorado e o outro é considerado. Exemplo: ataque elétrico contra Pidgeot, normal e voador, causa o dobro de dano.
  • Se o ataque for super efetivo contra um tipo e pouco efetivo contro o outro tipo, o dano recebido é normal. Exemplo: ataque de fogo contra Lotad, água e grama, causa dano normal.
  • Se o ataque é pouco efetivo contra os dois tipos, o dano é um quarto do normal. Exemplo: ataque do tipo normal contra Aron, pedra e metal, causa um quarto de dano.
  • Se um tipo não sofre efeito do ataque, não importa qual é o outro tipo, não sofrerá dano. Exemplo: ataque elétrico contra Whiscash, água e terra, não faz dano.

[editar] Arceus: O Lendário da Criação

Arceus é, literalmente, o "Rei do Mundo Pokémon". Ele é único, pois não possui um tipo definido; pode alterá-lo para qualquer um existente. Foi o responsável pela criação de todos os pokémons (com apenas algumas exceções). Tem todos os poderes que existe, além os dele próprio. Veja alguns dos principais pokémons que ele criou: Suicune, Palkia, Latias, Latios, Rayquaza, Giratina, Dialga, Raikou, Zapdos, Moltres, Entei, Ho-Oh, Groudon, Regice, Regirock, Registeel, Regigigas, Articuno, Darkrai, Celebi, Mew, Lugia, Deoxys, Uxie, Mesprit, Azelf, Creselia e Jirachi. Cada um foi criado para fazer alguma coisa no Mundo Pokémon.

[editar] Ver também


Pokémon
Video game • Anime • Mangá • Trading Card Game
Lista de Pokémon • Espécies • Regiões • Treinador • Ginásio Pokémon • Liga Pokémon • Itens • Personagens
Categorias • Estágios • Evolução • Grupos • Habilidade • Tipos • História • Organizações criminosas
Ferramentas pessoais