TV Xuxa

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
TV Xuxa
Foto da apresentadora do TV Xuxa, Maria das Graças Xuxa Meneghel.
Foto da apresentadora do TV Xuxa, Maria das Graças Xuxa Meneghel.
Formato Programa de Auditório
Género {{{genero}}}
Duração 1h30min
Criado por {{{criador}}}
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Mariozinho Vaz
Produtor(es) {{{produtor}}}
Apresentador(es) Xuxa Meneghel
Elenco {{{elenco}}}
Narrador(es)
Tema de abertura TV Xuxa - Maurício Manieri
Tema de encerramento {{{encerramento}}}
Exibição
Emissora
de televisão
original
{{{rede_tv_orig}}}
Emissora(s)
de televisão
lusófona(s)
Rede Globo
Formato de exibição {{{formato_exibição}}}
Transmissão original 4 de abril de 2005
– presente
Qt. de temporadas 4
N. de episódios

O programa TV Xuxa está em sua quarta temporada. Estreou em 4 de abril de 2005 e a cada ano teve um formato diferente. Até 2007 era exibido diariamente, voltado para o público infantil. Em 2008, porém, novas mudanças: o programa passa a ser semanal (sábados às 10h) e com platéia, o que não acontecia desde o Planeta Xuxa e investe em atrações para toda a família. Outra mudança é que o TV Xuxa não exibe mais desenhos.

Índice

[editar] O Programa

TV Xuxa estreou como um programa infantil apresentado por Xuxa Meneghel, com roteiro de Flávio de Souza, direção de Jorge Fernando e Fabrício Mamberti, direção geral de Fabrício Mamberti e direção de Núcleo de Jorge Fernando. A partir de 2008, passou à responsabilidade do núcleo de produção do diretor Luiz Gleiser.

Com o TV Xuxa, a “rainha dos baixinhos” voltava a comandar uma atração inteiramente dedicada às crianças, num programa que misturava brincadeiras, dramaturgia, competições, desenhos animados e apresentação de números musicais – marca dos programas da apresentadora. TV Xuxa era uma emissora de televisão com diversas atrações. Para colocar a estação e seus programas no ar, Xuxa contava com dois ajudantes: Maria Mariana e Eike Oliveira. A programação da TV Xuxa sofria ainda constantes interferências da TV Pirata Pirado, comandada por Keka Meleka (Xuxa), apresentadora dos concorrentes Lobo Repórter e Keka Toque Show.

Em 2007, Adriano Mello passou a assinar a direção do infantil. O programa foi apelidado de "Xuxa meu mundo caiu",pois a audiência do programa não correspondia ao investimento feito.Sendo que em alguns momentos amargava um histório 4o. Lugar no IBOPE.

Em 31 de dezembro de 2007, o TV Xuxa deixou de ser exibido na grade de programação da Rede Globo, para a qual só retornaria, totalmente remodelado, em maio de 2008. No seu lugar, entrou a TV Globinho, exibindo desenhos animado.

Em 10 de maio de 2008, o TV Xuxa voltou ao ar, sob a direção de Luiz Gleiser, estreando novo formato, horário e atrações. Agora como um programa de auditório, passou a ser exibido semanalmente, aos sábados, e com a presença de plateia. Com um perfil mais voltado para toda a família, o programa deixou de exibir desenhos animados, e Xuxa passou a receber seus convidados no palco para entrevistas e números musicais, além de brincadeiras.

Na temporada de 2008, o TV Xuxa também estreou um site dinâmico na internet, que, entre outras informações sobre o programa, reproduz depoimentos dos artistas realizados nos bastidores de gravação. No site também são anunciados os próximos convidados de quadros como o Diga Lá e o Papo X, para que o público possa sugerir perguntas e mandar recados.

Entre as novidades de 2008, o TV Xuxa estreou quadros como o Tô na Xuxa, que abre espaço para novos talentos artísticos, e o Show de Babá, no qual artistas do elenco da TV Globo se revezam na tarefa de cuidar dos filhos de outros famosos.

Em 18 de abril de 2009, o TV Xuxa iniciou sua nova temporada, com um cenário reformulado em forma de arena. Para as gravações dos primeiros programas, Xuxa recebeu os atores Tony Ramos, Danielle Winits, Cássio Reis, Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert. Os números musicais ficaram por conta do Jota Quest e do Asa de Águia.

Também na temporada de 2009, o programa realizou o reality show Precisa-se de um Príncipe, no qual o público podia escolher entre os participantes qual ganharia um papel no novo filme de Xuxa, O Fantástico Mistério da Feiurinha, baseado no livro homônimo de Pedro Bandeira.

[editar] Quadros, brincadeiras e desenhos animados

Entre os quadros do programa estavam os jornalísticos Notícia da hora e Tema no mundo, com notícias sobre os acontecimentos recentes do Brasil e do mundo. Em Conquista de Titã, assistia-se a competições entre times, enquanto Casa X era uma casa especial onde brincadeiras e surpresas animavam o público infantil. A emissora de TV comandada pela “rainha dos baixinhos’ trazia ainda um seriado, Triângulo em ação, protagonizado pelo detetive Tchuthucão. A música e a dança, marcas dos programas de Xuxa, também faziam parte do TV Xuxa, no quadro Xuxa festa.

Em 2006, o programa lançou o quadro Acampamento X, que contava com a participação de cerca de 50 crianças, divididas em dois grupos, que passavam por diversas provas e competições. Vencia a equipe que somasse mais pontos. As crianças faziam rapel, arvorismo, trilha no meio da mata, além de terem que armar sozinhas suas barracas de camping no menor tempo possível. Outro quadro novo foi o Game X. Num cenário futurista, meninos e meninas se dividiam em dois times e tinham que responder a uma série de perguntas de conhecimentos gerais. Logo depois dessa primeira etapa, os participantes passavam por provas físicas. O mundo animal também ganhou destaque no programa, no quadro Bichos.

Em 2007, TV Xuxa teve como grande novidade o quadro Brinquedos e brincadeiras, que mostrava como as crianças de norte a sul do país se divertiam. As afiliadas da TV Globo trabalharam em parceria com a equipe do diretor Fabrício Mamberti para realizar o projeto. O quadro, que apresentava o formato de reportagem, tinha em média cinco minutos de duração e ia ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras. Outra atração que também conquistou a garotada foi o quadro Festival de talentos, em que crianças mostravam suas habilidades artísticas e esportivas.

Entre os desenhos animados exibidos no programa estavam Bob Esponja, Os Padrinhos Mágicos, Mickey & Donald, Avatar, Três Espiãs Demais, Jackie Chan, Zatch Bell!, Yu-Gi-Oh! e até duas gerações de Power Rangers.

[editar] TV Xuxa 2009

O Tv Xuxa 2009, continua no mesmo formato do ano anterior,aposta no contato de Xuxa com o público, uma vez que o programa passa a contar com auditório. Continua a ser exibido semanalmente e aposta em atrações para as mais diversas faixas etárias.O programa TV Xuxa está em plena produção para estrear sábado, dia 18 de abril, com cenário reformulado em forma de arena, novas atrações e sucessos de público como os quadros Transformação, Show de Babá, Gente do Bem, Histórias de Vida, Você Pediu Brasil e Tô na Xuxa. Mauren Motta e Fernando Caruso também farão matérias inusitadas para o Plantão X.Outra atração que despertará curiosidade nos telespectadores será a Prova do Nove, uma disputa entre duas duplas famosas que responderão perguntas sobre si mesmas para sabermos qual delas se conhece mais.

Antenado com os internautas, o TV Xuxa lançou o concurso Procura-se um Príncipe na rede à procura de um adolescente para contracenar com Sasha no novo filme da apresentadora no papel de príncipe encantado

Saiba mais sobre os quadros do programa:

[editar] Karaokê da Xuxa

O público escolhe quem vai disputar o desafio musical do quadro, no qual um cantor ou banda interpreta um hit de outro.Vários artistas já participaram do quadro.

Participantes de 2008

Participantes de 2009

[editar] Tô na Xuxa

O programa abre espaço para os talentos da platéia: pessoas do auditório poderão provar suas habilidades cantando, dançando ou recitando poemas.No ritmo de final de ano, o Tô na Xuxa foi especial: em vez de pessoas da platéia, três artistas exibiram suas habilidades no quadro: Alexandre Slaviero,Luiza Possi e Nizo Neto.

[editar] Show de Babá

Os pais saem de cena e dão lugar a duas personalidades que, ao longo de um dia, tomam conta das crianças .No palco do programa, a família e os participantes vão contar como foi a experiência. No final, o desempenho dos dois atores é avaliado e o ganhador recebe um troféu. Vários artistas já participaram do quadro:

Participantes de 2008

Participantes de 2009

[editar] Papo X

Xuxa vai receber um convidado para uma conversa mais intimista e para troca de experiências no quadro Papo X.Vários artistas já participaram do quadro:

Participantes de 2008

Participantes de 2009

[editar] Gente do Bem

Abrirá espaço para trabalhos sociais importantes que estão sendo realizados em todo o Brasil, suas dificuldades e as formas como o público pode colaborar. No programa de estréia, o grupo baiano Lactomia vai mostrar como crianças e adolescentes confeccionam instrumentos e roupas a partir de objetos reciclados e fazer uma apresentação musical.

[editar] Transformação

O público escolhe entre três pequenos vídeos feitos por pessoas da platéia que desejam participar do quadro. O escolhido passará por uma mudança de visual, feita pelo cabeleireiro e maquiador Mauro Brettas e pela estilista Marina Franco. O público vai acompanhar todas as etapas da transformação e receber dicas dos consultores, que ensinarão como valorizar e dar destaque a pequenos detalhes que fazem a diferença.

[editar] Festival de Paródias

Humoristas de todo o Brasil agora têm a chance de exercitar a veia cômica musical em cadeia nacional. A primeira edição do Festival de Paródias selecionará quatro performances para participar do concurso que premiará o melhor criador de paródias de músicas brasileiras conhecidas.

Foram duas edições do quadro, com quatro semanas de competição cada uma, sempre com um estilo musical diferente. São avaliadas adequação da letra e melodia, voz e atuação do comediante no palco. Podem se inscrever candidatos individuais, em duplas ou até trios.

[editar] Fã de Carteirinha

Atenção integrantes de fãs-clubes de todo Brasil! Que loucuras vocês fariam pelo seu ídolo? No quadro, você tem a oprtunidade de provar que é, de fato, o fã número 1 dele! Vários artistas já foram homenageados:

Participantes de 2008

Participantes de 2009

[editar] Histórias de Vida

Xuxa apresenta histórias de vida,histórias comoventes e de superação.

[editar] Plantão X

Mauren Motta e Fernando Caruso também farão matérias inusitadas para o Plantão X.

[editar] Prova dos Nove

uma disputa entre duas duplas famosas que responderão perguntas sobre si mesmas para sabermos qual delas se conhece mais.

Participantes 2009

[editar] Famosos Anônimos

Na disputa, a produção seleciona algumas pessoas que fazem parte da vida dos participantes, mas anônimas para o telespectador, e os insere em situações fora de seu contexto e do visual habitual.

Participantes 2009

[editar] Amor Animal

Famosos mostram os animais de estimação que tem em sua casa.

Participantes de 2009

[editar] Memória X

Internautas fazem pedidos através do site,para rever algum momento da carreira da Xuxa.

[editar] Segredos da Xuxa

Todo mundo tem curiosidade de saber como Xuxa faz para se manter tão jovem e bela, não é mesmo? Por isso, a partir deste sábado, ela começará a compartilhar seus segredinhos de beleza com os telespectadores!

[editar] Quadros Extintos

[editar] X9

A proposta do quadro é proporcionar um encontro de gerações e trazer a família novamente para o centro das atenções. Uma criança dará seu ponto de vista sobre a sua família e a sua casa, em um vídeo feito com a ajuda da produção. No palco, ela assistirá às imagens ao lado de Xuxa e de um parente mais velho.Vários artistas já participaram:

[editar] Diga Lá

As crianças serão repórteres ao lado de Xuxa e entrevistarão personalidades.Atualmente o quadro não é mais exibido.Já participaram do quadro:

[editar] Maior Comédia

A apresentadora contracena com atores do elenco da TV Globo, em esquetes de humor e ficção, com diferentes situações.Vários artistas já participaram do quadro:

[editar] Elenco X

Paródias de novelas e outros programas feitas por crianças, com a participação de Xuxa. É a galerinha do Elenco X, formado por Rafael Miguel de 11 anos, Ruan Ricardo Guimarães de 12 anos, Fernando Paganote de 11 anos, Yago Machado de 6 anos, Thainá Vasconcellos de 12 anos, Michelle Miranda de 12 anos, Bruna Orphao de 8 anos e Laura Barreto de 6 anos. Toda semana eles vão viver personagens de novelas ou seriados da TV Globo. O quadro foi extinto.

[editar] Família Nota 10

Uma disputa entre duas famílias, com provas que exigiam agilidade, conhecimentos gerais, raciocínio e talento. O público poderá participar do desafio, apresentando a família em vídeos que serão avaliados pela produção do programa.Em uma edição especial do quadro participaram os ex-bbbs Nat e Marcão. Quadro já extinto

[editar] Geração Espontânea

Vídeos de crianças cantando, dançando ou brincando poderão ser enviados para o quadro e os selecionados serão apresentados em forma de vinhetas no TV Xuxa e no site do programa.

[editar] Xuxôke

No programa serão exibidos vídeos de fãs interpretando sucessos de Xuxa.

[editar] E Agora?

"E Agora" é um jogo de improvisos com quatro craques no humor: Fernando Caruso, Fábio Porchat, Patrícia Pinho e Álamo Facó.

[editar] Brega é Chique

O objetivo do quadro é apresentar para o resto do Brasil artistas que estão estourados no Norte e no Nordeste, por conta do sucesso do ritmo "brega".

[editar] Duvide-o-do

A equipe do TV Xuxa vai às ruas desafiar o público.

[editar] Audiência 2008

Cuidado: Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências, em desacordo com a política de verificabilidade.
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes no corpo do texto ou em notas de rodapé.
  • Desde a sua reestréia, o TV Xuxa se mantém em segundo lugar de audiência e tem sido muito mau recebido por boa parte da crítica especializada. O primeiro e o quarto programas atingiram 8 pontos, a maior média registrada até agora.
  • No dia 07/06 , o programa marcou média de 5 pontos com picos de 7 e continua em segundo no horário. Nesse dia o SBT e a Rede Record empataram com 9 pontos cada.
  • No dia 28/06 o programa voltou depois de ter ficado fora do ar por causa dos jogos da Stock Car, voltou muito mau no ibope e registrou uma média de 9 pontos, ficando em terceiro.
  • No dia 11/10, o programa ficou em terceiro isoladamente marcando 5,5 pontos, perdendo do SBT que marcou 6,5 e da Record que marcou 5,6 pontos.

[editar] Audiência 2009

  • A esteia do novo TV Xuxa marcou 10 pontos, segundo dados consolidados do Ibope. Ele manteve a audiência do programa anterior (Super Liga Feminina de Volei). O TV Xuxa 2009 estreiou às 12:10 e terminou às 13:15, porque a transmissão da Super Liga Feminina de Volei atrasou.
  • No Sábado(06/06) o programa foi ao vivo e teve como atração principal a final do Concurso “Procura-se um Príncipe”. De acordo com dados prévios, no horário das 10h30 às 11h57, o “TV Xuxa” marcou uma média de 11 pontos com picos de 15 pontos e manteve-se na liderança isolada.
  • O TV XUXA 2009 estreou no sábado 18 de abril marcando 8,5 com picos de 10. Já no segundo programa, um programa com apenas 1 hora de duração marcou 8,0 e liderandO apertadamente pois o SBT marcou 7,6 chegando perto da TV. No terceiro programa aonde Xuxa recebeu Fresno e Martinho da Vila a TV XUXA marcou 10 pontos com picos de 12 pontos, muito para a Globo que ficou super feliz. Já no dia das mães no dia 09/05 aonde Xuxa recebeu Claudia Leitte no Papo X e no Karaokê e Bruno e Marrone no Fã de Carteirinha o programa marcou 10 pontos com picos de 12. Um bate papo no Papo X com Rodrigo Lombardi fez com o que o programa chegasse á picos de 11,0 no e 11,4 na estréia do concurso Procura-se um príncipe dia 16/05, com isso tudo de picos o programa fechou na média com 10 pontos muito satisfatório para a Globo. No penúltimo final de semana de maio, dia 23/05 aonde Xuxa recebeu na arena da TV XUXA: Banda Calipso e Exaltasamba a TV XUXA marcou média de 9 pontos. No último fim de semana o programa deu uma descida marcando 8 pontos mais não perdeu a liderança, neste fim de semana o programa foi até a casa do amigo Renato Aragão no Papo X. A Final do Concurso: Procura-se um príncipe foi dado no dia 06 de junho ao vivo, o programa fez a Globo pular de alegria marcando 11 pontos com picos de 15. Muitos fãs pedem muito a mudança do horário do programa que está num horário indesejado para uma atração familiar. Á tarde seria uma boa opção. As 8 edições do TV XUXA 2009 a Xuxa não perdeu a majestade e liderou em todos. E marcou a melhor audiência de um programa exibido de manhã. Nenhum programa de qualquer emissora consegue ter mais de 10 pontos no Ibope. Mas a TV Xuxa consegue. Rainha que é Rainha nuca perde a majestade!

A TV XUXA voltou ao ar depOis de dois fins de semana dedicados á volei, todos achavam que com essa saída o programa iria cair como aconteceu ano passado que depois dela sair durante dois meses o programa ficava sempre na segunda posição e ás vezes na terceira, mas aconteceu acontrário. A volta do programa que trouxe Ivete Sangalo cantandO os seus sucessos rendeu uma audiência de 11 PONTOS, uma excelente média para um programa matinal de sábado. Pipocam notas que a Globo irá mudar a "TV" para as tardes de domingo em 2010 ás 3 da tarde será?

[editar] Audiência Geral

  • Audiência requisitada pela emissora: 12 pontos
  • Audiência conquistada pelo programa: 12 pontos
Ano
Audiência
2005 12 pontos
2006 12 pontos
2007 9 pontos
2008 12 pontos
2009 12 pontos
Média Parcial 12 pontos

[editar] Ficha técnica

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas

" style="vertical-align:middle; padding-left:7px; width:0%;">}}}}


Hannah Montana « anterior TV Xuxa seguinte » Praça TV - 1ª edição
Ferramentas pessoais
Outras línguas