Mesorregião do Agreste Pernambucano

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

Mesorregião do Agreste Pernambucano
Localização
Estado Pernambuco
Mesorregiões limítrofes Zona da Mata Pernambucana; Sertão Pernambucano; Agreste Alagoano (AL); Leste Alagoano (AL); Sertão Alagoano (AL); Agreste Paraibano (PB); Borborema (PB)
Características geográficas
Área 24 400 km²
População 1 800 000 hab. '
Densidade hab./km²
Indicadores
IDH médio
PIB R$
PIB per capita R$

A mesorregião do Agreste Pernambucano é uma das cinco mesorregiões do estado brasileiro de Pernambuco, estendendo-se por uma área aproximada de 24 400 km², inserida entre a Zona da Mata e o Sertão. Representa 24,7% do território pernambucano e conta com uma população de cerca de 1.800.000 habitantes (25% da população do Estado).

É subdivido em seis microregiões: Vale do Ipanema, Vale do Ipojuca, Alto Capibaribe, Garanhuns, Brejo Pernambucano e Médio Capibaribe.

Suas principais cidades são: Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, Belo Jardim e Pesqueira nesta mesma ordem em números de habitantes segundo o censo do 2007 IBGE.

Índice

[editar] Características geográficas

Geologicamente a região está situada sobre o Planalto do Borborema em uma altitude média entre 400 a 800 metros, sendo que em alguns pontos como nas microrregiões de Garanhuns e do Ipojuca, as altitudes podem chegar 1000 metros.

Devido ao relevo acidentado o clima na região apresenta-se variado, ficando a cargo do relevo, que em certas microrregiões devido a altitude apresenta temperaturas menores e índices pluviométricos mais generosos, localmente essas região são conhecidas como Brejos de Altitude, e em outras, geralmente barlavento, um clima mais quente e árido. No mais, mostra-se uma área de transição, apresentando assim um clima tropical semi-úmido, com seu período de chuvas mais concentrado entre os meses de abril a julho.

A região está inserida na área de abrangência do Polígono das Secas, mas apresentando, um tempo de estiagem menor que a do sertão, devido a sua proximidade do litoral. Os índices pluviométricos podem variar em cada microrregião

[editar] Microrregiões (e seus municípios)

As seis microrregiões que formam a mesorregião do Agreste Pernambuca
As seis microrregiões que formam a mesorregião do Agreste Pernambuca

Suas cidades mais populosas* e importantes são:

  • segundo o censo de 2007 IBGE

Caruaru 289.086 hab; Garanhuns 124.511 hab; Santa Cruz do Capibaribe 73.667 hab; Gravatá 71.581 hab; Belo Jardim 70.310 hab; Pesqueira 60.556 hab; Bezerros 56.518 hab; Limoeiro 55.560 hab; Surubim 53.934 hab.


[editar] Microrregião do Vale do Ipanema

[editar] Microrregião do Vale do Ipojuca

[editar] Microrregião do Alto Capibaribe

[editar] Microrregião de Garanhuns

[editar] Microrregião do Brejo Pernambucano

[editar] Microrregião do Médio Capibaribe


" style="vertical-align:middle; padding-left:7px; width:0%;">}}}}

Ferramentas pessoais