Aberto e fechado

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

(Redirecionado de Aberto)

Nota: Se procura mais significados para aberto, consulte: aberto (clarificação). Ainda, se procura outros significados para fechado, consulte: fechado (clarificação).


Imagem:Aberto e fechado.svg

Os estados de aberto e fechado se aplicam a qualquer coisa ou objeto que tem uma espécie de tampa ou porta. Aquilo que está aberto não está fechado e vice-versa. É possível também se falar em estados intermediários como semi-aberto, semi-fechado, pouco aberto, pouco fechado.

Esses conceitos, muito comuns no cotidiano, também são comuns em ciências como a mecânica (e.g. torneiras abertas/fechadas), informática (e.g. porta lógica aberta/fechada), fisiologia (e.g. mão aberta/fechada), ciência da computação (e.g. código aberto/fechado), eletrônica (e.g. circuito aberto/fechado), biologia (e.g. sistema circulatório aberto/fechado) etc.

[editar] Fechado

Imagem:Blue Door.jpg De forma bastante geral, fechado é aquilo que está impedido ou inacessível. Fechado é também quando está de uma forma que impede seu funcionamento normal, como por exemplo um "livro fechado".

Fechado também pode ser um estado de algo que não impede a passagem daquilo que costuma passar por ele. Por exemplo: uma porta está fechada quando as pessoas não podem passar normalmente por ela. Um pote está fechado quando não é possível colocar coisas e retirar coisas do seu interior.

Chama-se de ambiente fechado (interno ou ainda indoor) algum lugar, sala ou cômodo que não está a céu aberto, ou seja, que está fechado por paredes ou algum tipo de construção.

É possível empregar o termo no sentido figurado também como em: um coração fechado, uma mente fechada.

[editar] Aberto

De forma bastante geral, aberto é algo que está livre, acessível e desimpedido.

Aberto também é quando algo não impede o seu funcionamento normal, como por exemplo: um livro aberto, um celular aberto.

A tampa de um xampu aberta permitindo que o xampu do frasco saia por ela.
A tampa de um xampu aberta permitindo que o xampu do frasco saia por ela.

Aberto também pode ser um estado de algo que não impede a passagem daquilo que costuma passar por ele. Por exemplo: uma porta está aberta quando as pessoas podem passar normalmente por ela. Um pote está aberto quando é possível colocar coisas e retirar coisas do seu interior. Um frasco de xampu está aberto quando é possível que o xampu passe através da abertura da tampa.

Chama-se de ambiente aberto (ou externo) algum lugar que não é envolvido por paredes ou algum tipo de construção. Pode-se dizer também que um ambiente é semi-aberto, quando alguma sala ou cômodo possui grandes aberturas ao meio externo.

Pode usar o conceito no sentido figurado, como em: um coração aberto, uma mente aberta.

[editar] Ver também

Ferramentas pessoais
Outras línguas